Ações da Gaivota Saneamento garantem abastecimento de água no período de estiagem
A Gaivota Saneamento obteve um importante acréscimo de água na Lagoa da Terneira, um dos mananciais responsáveis pelo abastecimento do município, com a finalização das obras emergenciais realizadas em decorrência do período de estiagem. Concluídos na última sexta-feira, com um investimento total de R$ 150 mil, os trabalhos tiveram como resultado um aumento de 20cm no nível da lagoa. A ação teve o apoio da secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Balneário Gaivota.
As obras consistiram primeiramente na reabertura de um canal com uso de escavadeira hidráulica, com bombeamento da água da Lagoa do Rodeio para a Lagoa da Terneira, já com um bom resultado. A conclusão foi com a instalação de uma adutora de 800 metros, com tubos DN (diâmetro nominal) 200mm, além de uma balsa flutuante com um conjunto motobomba no meio da Lagoa do Rodeio, que permite jogar mais água para a Lagoa da Terneira.
“A agilização da obra, feita em poucos dias, somada à volta das chuvas na última semana, garantiu o fornecimento de água tratada para a população, mesmo com a estiagem”, explicou Gian Scandolara, superintendente da Gaivota Saneamento. “Agradecemos também os moradores, que atenderam nossa campanha pelo uso consciente da água, que sempre é importante, ainda mais nos períodos de falta de chuva”, completou.
A Gaivota Saneamento alertou, contudo, que os cuidados com os desperdícios de água permanecem, pois as chuvas continuam abaixo da média e a Lagoa da Terneira ainda está 40cm abaixo de seu nível normal.
Fotos: Instalação da balsa flutuante com um conjunto motobomba no meio da Lagoa do Rodeio
Gaivota Saneamento
Assessoria de imprensa