Rede Social X Encerra Operações no Brasil Após Ameaças de Prisão por Ministro do STF

Neste sábado (17), a rede social X anunciou que está encerrando suas operações no Brasil, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaçar de prisão o representante legal da plataforma no país. Apesar do fechamento das operações, a empresa informou que seus serviços continuarão disponíveis para os usuários brasileiros, mantendo a plataforma no ar.

Em comunicado divulgado pela Global Government Affairs, a empresa revelou que o ministro determinou a prisão do representante da X no Brasil caso a rede social não bloqueasse determinados perfis que estão sob investigação. A ordem foi emitida através de um documento sigiloso, que a plataforma decidiu tornar público.

“Noite passada, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações,” declarou a X, acompanhando a nota com cópias do ofício.

A empresa também destacou que, apesar dos recursos apresentados ao Supremo Tribunal Federal, suas solicitações não foram ouvidas e que a equipe no Brasil não tem responsabilidade direta sobre o bloqueio de conteúdo na plataforma. A decisão de encerrar as operações foi tomada para garantir a segurança da equipe, um fato que a empresa lamentou profundamente.

“Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil. Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes,” apontou a empresa.

O comunicado conclui com uma forte crítica às ações do ministro, afirmando que elas são incompatíveis com os princípios de um governo democrático e colocando em questão a escolha do povo brasileiro entre a democracia e as ações de Alexandre de Moraes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *