Ministro do STF concede prazo para intimação da deputada Júlia Zanatta em caso de postagem polêmica sobre Lula
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, estabeleceu um prazo de 15 dias para que a Polícia Federal notifique a deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) a prestar depoimento sobre uma publicação controversa envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas redes sociais. É importante destacar que a presença dela não é compulsória.
Em março, a deputada compartilhou uma imagem em que segurava uma metralhadora, acompanhada da legenda: “Não podemos baixar a guarda.” A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou que a parlamentar seja ouvida preliminarmente, sendo que a decisão sobre a abertura de um inquérito só será tomada após o depoimento.
Mendonça enfatizou que as diligências preliminares têm o propósito de esclarecer os fatos e evitar a instauração precipitada de um inquérito policial.
“Mostra-se prudente que, antes da eventual deflagração formal do inquérito, o qual, por si só, tem o potencial de gerar grande prejuízo à imagem pública da autoridade, se realize uma perscrutação prévia e simplificada, a fim de verificar, de forma mais abalizada, não apenas a veracidade das informações, mas também os elementos minimamente indicativos da efetiva ocorrência dos delitos cogitados”, escreveu Mendonça.
Deputada Júlia Zanatta Foto: Reprodução/Instagram