Plano Verão da Gaivota Saneamento garante melhorias no tratamento, abastecimento de água e atendimento ao público
Com a realização de uma série de importantes ações, a Gaivota Saneamento finalizou o Plano Verão 2023 e está pronta para os principais desafios da temporada com melhorias para moradores e turistas. As obras ampliam a oferta de água tratada e a segurança operacional do sistema de abastecimento. As medidas também trazem avanços no atendimento ao público.
Em relação à Estação de Tratamento de Água (ETA), foi instalado o grupo gerador para garantir os serviços em caso de interrupções de energia elétrica. A concessionária fez ainda a retirada de sedimentos da lagoa de decantação, possibilitando maior vazão e qualidade de água tratada. A instalação de um novo conjunto motobomba possibilitou maior vazão na filtração e, dessa forma, na disponibilidade de água.
Nas redes de abastecimento, a Gaivota Saneamento beneficiou os bairros Jardim Ultramar e Village Dunas com extensões em mais 4 mil metros de rede de abastecimento de água tratada, aumentando a oferta para essas comunidades. As obras de instalação de 1,5 km da nova adutora de água tratada ampliaram o diâmetro nominal de 150mm para 400mm. Com isso, há uma oferta de mais 60 mil litros por hora para a população, ou seja, um ganho de 25%, bem como mais pressão na rede de abastecimento.
Para melhorar o atendimento ao público, desde o dia 15 de dezembro a central de atendimento ao cliente ganhou reforço, passando de dois para três guichês. O resultado é a maior agilidade e a diminuição da fila de espera, mesmo com o aumento da demanda na temporada. Outro ponto positivo foi o atendimento estendido aos finais de semana e nas festas de fim de ano. Isso foi possível com a ampliação da equipe operacional em horários normais de trabalho e plantões.
Para 2023, a Gaivota Saneamento dará continuidade ao assentamento da adutora de abastecimento em mais 5,5 km, iniciará os estudos e projetos para implantação do sistema de esgotamento sanitário, ampliará a capacidade produtiva da ETA e prosseguirá o trabalho de redução de perdas.
“Uma demonstração do resultado positivo desse trabalho já foi visto no Natal sem falta de água. A perspectiva é a mesma para a passagem de ano, modificando um histórico de problemas no abastecimento nesses períodos de grande aumento da demanda”, comemorou Gian Scandolara, superintendente da Gaivota Saneamento.
Assessoria de Imprensa
Cláudio Schuster