Gaivota saneamento conclui etapa importante da construção da nova ETA

A última etapa de concretagem referente à caixa de contato, obra necessária para o funcionamento da nova Estação de Tratamento de Água de Balneário Gaivota, foi concluída no último dia 19. Com esta ETA de 50 litros por segundo, a Gaivota Saneamento ampliará para 115 litros por segundo a vazão para o município. 

O tanque novo terá capacidade para 246 m³ e somado com o tanque de contato existente elevará a capacidade total para 276 mil litros. Serão atendidas mais 21.600 pessoas, totalizando cerca de 15.200 residências. O investimento da concessionária na obra é de R$ 4,5 milhões.

Na etapa concluída agora, foram utilizados 41m³ de concreto, com ajuda de cinco caminhões, para a finalização das paredes e da laje superior da caixa de contato. No total, foram 118m³ de concreto e 8.220kg de ferro em toda caixa de contato, cuja obra foi iniciada no dia 07/05 com a terraplenagem. A construção foi realizada em três etapas: a primeira concretagem no dia 17/06, segunda no dia 04/07 e a conclusão neste dia 19/07.

Paralelamente, é realizada a obra civil da sala de contenção dos produtos químicos. Iniciada no dia 24/04 com a terraplenagem, até o momento foram concretadas todas as vigas de fundação, lajes, paredes de contenção, pilares e vigas da primeira amarração. Foram utilizados 45m³ de concreto e 3.980kg de ferro. Esta sala armazenará 20m³ de Policloreto de Alumínio, 8m³ de Hipoclorito de Sódio e mais 3m³ de Hidróxido de Sódio.

“Estamos trabalhando dentro do cronograma estabelecido e prestando contas à comunidade sobre o andamento das obras, com transparência, para que a sociedade conheça a importância e como é feita essa obra que trará grandes benefícios à população, ampliando o abastecimento de água tratada”, explicou Gian Scandolara, superintendente da Gaivota Saneamento.

Gaivota Saneamento

Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *